Buscar

Psicologia é CARO?

Antes de mais nada, colocarei no final do texto o link oficial do Conselho Federal de Psicologia (CFP) com os valores de honorários de diversos tipos de serviços que as profissionais de psicologia executam, preços que devemos nos orientar para cobrar pelo serviço prestado. Na tabela tem valor mínimo (minimo a ser cobrado) e o máximo (máximo a ser cobrado) para cada tipo de serviço psicológico. Se as profissionais cobram menos que o minimo indicado pelo CFP, se caracteriza como atendimento social (popular), este deve ser feito para pessoas que se enquadram no perfil popular. Aqui no site tem o "Psicologia para Todos", que é atendimento perfil social para alguns tipos de pessoas.


O serviço tão importante e essencial dos profissionais da psicologia é ainda muito desvalorizado nesse país; muitos que reclamam até do valor social, não pensam duas vezes em pagar milhares de reais para 15 sessões de Coach e esperar um milagre que para muitos não acontece.

Não foi a primeira vez e infelizmente, não será a última que pessoas me procuram relatando que gastaram uma fortuna para tratar depressão ou demandas de saúde mental (coach não deve ou pode tratar, pois não tem formação para isso) e se deram muito mal. Estas mesmas pessoas que pagaram uma fortuna para serem enganadas, reclamam do valor cobrado que é sugerido pela tabela oficial do CFP.


Após mostrar a tabela oficial a mais uma vitima de um coach, a mesma disse que a psicologia é muito cara... Oi????? Isso é tão surreal, que resolvi postar isso, pois não foi uma vez que já vivenciei esse tipo de situação.


Não há melhor investimento para a vida de um paciente , quando o mesmo se libera de emoções e sofrimento(s) que viveu preso por um longo período. Quando recebo feedback dos meus ex-pacientes dizendo que superaram seus problemas emocionais, isso me motiva a continuar a investir na minha capacitação técnica e nos meus estudos que demandam bastante tempo e $$$. Não me formei em um final de semana ou em três meses, são quase 10 anos de estudos desde que iniciei na psicologia, nas pós-graduações. E atualmente, faço duas especializações em universidades de referência em saúde no país.


Eu cobro valor social para quem é perfil social, somente. Se a pessoa não se encaixa no perfil social, sinto muito, mas não vou desvalorizar o meu serviço cobrando menos do que meu Conselho determina. Se a pessoa desvaloriza o trabalho da psicologia ao alegar que está caro se tratar com profissionais da psicologia, entendo como algo que pode estar ligado ao grau de disposição da pessoa em de fato querer fazer um investimento em si próprio.


Fazer terapia com psicóloga(o) capacitada(o) é Investir em um trabalho profundo de auto conhecimento no inicio, para depois se elaborar estratégias terapêuticas personalizada. Não é um processo simples ou fácil, requer tempo, energia (disposição) e por isso, muitos preferem gastar rios de dinheiro com milagres em poucos encontros, que dificilmente se realizam.


Nós psicólogas não olhamos ou trabalhamos o sintoma, mas a CAUSA; pois ao trabalharmos a causa, o sintoma deixa de ser o monstro que tenta te engolir, muitas vezes, ele se transforma em uma lagartixa ou algo que não te causa medo.


Olhar para essa causa é muito CARO para algumas pessoas, por ser difícil e tudo bem. Contudo, você que acha CARO olhar para as suas causas, não desvalorize esse trabalho tão lindo da psicologia, que é o de liberar um fluxo de amor (sentimento) que foi interrompido em algum momento da vida.

Nossas emoções são como rios, se há algum bloqueio no rio causado por traumas que vivenciamos, ele transborda em sintomas. A psicóloga trabalha liberando o fluxo do seu rio, tirando "os lixos" que interromperam o fluxo natural do rio; e esse é um trabalho minucioso feito em parceria com o paciente. Algumas vezes, resolvemos mais rápido do que deduzimos e outras, o trabalho é mais demorado. Mas, para executar esse trabalho lindo, precisa ter ferramentas e conhecimentos que não se aprende em um curso de final de semana, mas em anos de estudos e dedicação. Por isso que sempre digo, quem cuida da saúde mental , cuida da vida.


Tudo de bom para tod@s!!!

Psicóloga Daniele Lopes

CRP 05/50429

#Psicologia #Terapia #FluxodoAmor #rioemoções


Abaixo o site do Conselho Federal e valores dos honorários:


https://site.cfp.org.br/

© 2017 Psicologia Aplicada Online , Responsável técnica Daniele Lopes da Silva CRP.05/50429